Sobre o Soto Zen

Breve História do Soto Zen

Iniciado há 2.500 anos por um príncipe chamado Sidarta Gautama (Shakyamuni Buda), o Budismo, como foi posteriormente denominado, atraiu milhares de seguidores em sua época. Certa vez o Iluminado em um de seus vários sermões, levou a mão ao alto segurando uma flor sem nada dizer. Seus discípulos não compreenderam o gesto, exceto o Venerável Kashyapa que observando a flor teve a transmissão especial “coração – mente” por parte do Buda, que sorrindo confirmou que o discípulo recebera ali o ensinamento além das escrituras.

Embora o Budismo fosse conhecido na China desde o século III de nossa era, a “transmissão sem palavras” só chegou em terras chinesas no ano de 520 por meio de um monge chamado Bodhidharma, recebendo o nome de Ch’an – transliteração de Dhyana (meditação em sânscrito). Após um emblemático encontro com o Imperador Chinês Wu, Bodhidharma partiu para Shaolin onde permaneceu nove anos transmitindo os ensinamentos originais que mais tarde chegariam ao Japão e receberiam o nome de Zen, sob a tutela da escola Rinzai, isto no início do século XII.

No século XIII, após ter cumprido seu treinamento tornando-se Mestre na escola Rinzai, o monge Dogen Zenji viaja à China em busca do Verdadeiro Darma de Buda e ao retornar ao Japão funda a Escola Soto de Zen Budismo cujo foco de ensinamento é mais voltado à meditação sentada (shikantaza) e menos à resolução dos koans utilizados no Rinzai. Outro ponto distinto entre as duas escolas é o de que esta meditação sentada é a própria iluminação. Mestre Dogen também reformulou a organização dos mosteiros e deixou como legado, entre outras obras importantes, o Shobogenzo (Olho Tesouro do Verdadeiro Darma) onde explica em detalhes a sua doutrina. Posteriormente Keizan Zenji, herdeiro dos ensinamentos de Mestre Dogen iria consolidar o ensinamento Zen Budista junto às camadas populares leigas.

O Budismo Zen marcou profundamente a cultura japonesa na cerimônia do chá, na pintura, na jardinagem e na caligrafia. Atualmente a escola Soto Zen conta com oito milhões de seguidores no Japão entre monges e leigos, sendo também a escola japonesa mais popular no ocidente.

Texto: Rodrigo Gakuzen

Deixe um comentário